sábado, 26 de abril de 2008

The "Falling Towers"

Amigos, acho que esta faltando alguma coisa neste blog, mas não sei bem o que?...... será talvez......não, não é isso....ou..........sim, sim é isso mesmo, falta ARQUITETURA, PÔRA!
E para estrear o tema e consequentemente o marcador..., apresento, para quem não viu; o projeto to OMA (Office for Metropolitan Architecture) para o novo centro de TV chinês.

Este tenso edifício figurará nas olimpíadas como mais uma atração, apesar do cronograma estar apertadíssimo. A China, assim como inúmeros exemplos do passado; esta usando a arquitetura como propaganda de seu poder e desenvolvimento, mas é díficil acorbertar outras desigualdades e temas polêmicos como execuções e censura.


No entanto, este post é sobre arquitetura, portanto, não posso deixar de me deslumbrar com as inovações de formas que estão sendo propostas e executadas no imenso canteiro de obras chinês. O enorme balanço me fez lembrar de projetos de colegas nos anos da faculdade, onde a criatividade e a falta de preocupação com a execução e valores, permitiam projetos semelhantes e até mais desafiadores.


A trama irregular estrutural de aço, projetada por japoneses, permite este imenso balanço que liga os dois edifícios de 230 metros de altura, com angulação de 10 graus, o dobro da inclinação da Torre de Pisa.

Agora percebam a sacada de utilizar a base como uma tela onde será projetada a cobertura das olimpíadas, algo surreal, me vem na cabeça cenas de Blade Runner.














O custo de mais de U$ 900.000.000, isso mesmo, contou os zeros? 900 milhões de dólares; fornecerá espaço para 10.000 pessoas trabalharem e foi projetado para suportar terremotos de magnitude 8.

Vale destacar também que este edifício é somente o primeiro de 300 que surgirão neste distrito de negócios de Pequim.




Sphere: Related Content

Um comentário: