sábado, 10 de maio de 2008

largura: 2,40m - sculp(it) not stup(id)

O que você faria com um resto de terreno de 2,40m de largura?
Essa dupla belga criou um interessante edifício para se trabalhar e morar...

Quatro pisos de madeira entre duas paredes existentes, pendurados em um esqueleto de aço organiza esta casa em: trabalho no térreo, alimentar-se no 1° andar, relaxar no 2°, dormir no 3° e na cobertura apreciar a vista.

A fachada para o exterior é só vidro. A transparência é não só uma necessidade, mas também um trunfo. Onde está a fronteira entre o interior e o exterior, se tudo estiver visível? Esta articulada transparência exibe todas as facetas da vida em cada andar, emoldurado por uma esquadria preta, como quadros de como a vida é. Também há um partido intencional, uma referência a um antigo comércio neste bairro: prostituição.



Além de espaço, tempo foi a outra limitação importante deste projeto. O edifício foi (exceto no 1° andar) montado completamente a seco. Uma estrutura de aço foi colocado entre as paredes existentes em apenas três semanas, seguido dos pisos de madeira colocados na estrutura metálica, a escada foi inserida em uma única peça. Três tubos pretos, dispostos vertical e horizontalmente e alojados entre pisos duplos de madeira, fornecem infra-estrutura de canalização, electricidade e aquecimento. Devido a este conceito técnico, as sempre visíveis paredes poderiam permanecer intactas. A solução de construção escolhida é um exemplo da eficácia desta casa também.

Sphere: Related Content

2 comentários:

Tom Bombadil disse...

é gênio!

Tomáumcafezin? disse...

Espetacular...mas tenho uma dúvida: o vaso sanitário fica ao lado da cama?! rsrsrs!